terça-feira, 16 de agosto de 2011

Experiência Analítica: por que ir a um psicanalista?


O texto abaixo foi escrito pela psicanalista Vanilda Maria Macêdo Mandelli, especialista em Teoria Psicanalitica e Sexualidade. vanildamacedo@yahoo.com.br



Experiência Analítica: por que ir a um psicanalista?



Muitas são as questões que habitam a mente das pessoas que já leram, ouviram falar ou souberam da existência da psicanálise. E muitas destas questões fantasiam, distorcem, levam à descrença sem fundamento ou instiga o indivíduo a procurar saber o que é a psicanálise e como ela pode ajudar.

Proponho-me aqui, à minha maneira, esclarecer tais questões, na tentativa de tornar os benefícios do trabalho de análise mais acessíveis, com informações básicas e não distorcidas sobre a possibilidade de melhor qualidade de vida a partir de uma experiência analítica.

Todos têm, em certa medida, problemas existenciais, que nos causam angústias, nos dividem e nos fazem desacreditar na alegria de viver. Alguns, como herança do passado e dos ensinamentos aprendidos na vida; outros, por dificuldades em se adaptar às mudanças que viver em sociedade os obriga e impõe, ou até mesmo os que se sentem confrontados com a sempre temida incerteza sobre o amanhã. Pessoas comuns que padecem de problemas de fundo emocional, em todos os níveis e graus e de tipos e origens os mais diferentes.

Há os que conseguem superar os problemas de sua existência. A maioria, entretanto, não o consegue e necessita, então, de alguma ajuda para encontrar o equilíbrio consigo mesmo e com a vida – diante dos problemas de todo dia.

Em meu entender, todo indivíduo que se propõe a buscar ajuda de ordem analítica já iniciou, de algum modo, seu processo de readequação à realidade, de reaprendizado de vida, de busca de si mesmo e de melhoria de suas relações com os outros, pois a experiência analítica facilita ao paciente o desenvolvimento de uma base emocional mais sólida, proporcionando-lhe viver e atuar adequadamente em cada situação da vida.

Na experiência analítica, o paciente deve estar ciente de que, antes de qualquer outa pessoa, ele precisa querer mudar e resolver aquilo que o incomoda. Igualmente importante é entender que o sofrimento psíquico não é algo que se resolve da noite para o dia, o que exige dele muita paciência e persistência.

A experiência analítica tem como finalidade, também, auxiliar as pessoas no autoconhecimento, possibilitando alterar os comportamentos que provocam seu sofrimento.

Por essas razões, procurar um profissional pode ser uma alternativa em busca de compreender melhor as situações que vêm vivenciando podendo buscar caminhos diferentes a seguir. Pois não se pode mudar a maneira de viver, sem modificá-la por outra.