sexta-feira, 25 de outubro de 2013

BRINQUEDOS SEXUAIS

Colaboração com o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal O Estado do Maranhão edição de 25.10.2013


Pergunta da leitora – “É possível perder a virgindade usando um vibrador?”. Um dos assuntos que tem sido constantemente referido pelos leitores desta coluna, é a curiosidade sobre os brinquedos sexuais ou também chamados brinquedos eróticos.

Hoje existe uma indústria voltada para o sexo. Neste segmento os brinquedos eróticos ganham uma porção considerável, uma vez que o surgimento de novas substâncias como o silicone, o plástico ou a gelatina possuem diversos graus de flexibilidade, e com isto, tornaram mais realista as sensações percebidas durante o uso destes brinquedos. Eles podem ser usados para a autossatisfação aumentando a sensação de prazer durante a masturbação, mas também podem ser usados pelo casal como forma de intensificar as fantasias sexuais e com isto o prazer.

Podemos classificar estes objetos, também chamados de acessórios, como sendo um estimulador dos órgãos de percepção. Temos os estimuladores VISUAIS (filmes, contos, estórias, livros, pinturas, fotos, etc.); OLFATIVOS (essências aromáticas, cheiros corporais, perfumes, etc.); GUSTATIVOS (temperos, bebidas, roupas comestíveis, etc.); além destes temos os AUDITIVOS (músicas, sons, ruídos, etc.) e os TÁTEIS (óleos massageadores, lubrificantes, objetos que provoquem dor, calor ou frio. Vibradores, bonecas infláveis, etc.). Todos estes recursos visam estimular os órgãos de percepção, pois estes são as vias de entrada para a construção das fantasias sexuais.

Alguns cuidados devem ser tomados durante o uso dos brinquedos sexuais. O primeiro deles é conhecer a procedência, pois existem fabricantes que utilizam materiais não adequados e que podem prejudicar a saúde do usuário; segundo lugar é importante saber se o usuário não é alérgico(a) às substâncias presentes e em terceiro lugar, sempre tomar extremo cuidado com a higienização do acessório.

Respondendo a pergunta da leitora, podemos afirmar que é possível sim o rompimento do hímen utilizando um vibrador.


Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FINGIR ORGASMO


Colaboração com o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal O Estado do Maranhão na edição de 04.10.2013


Nossa reflexão desta edição vem da pergunta feita através de um e-mail enviando por um jovem de 17 anos, que pergunta: “É possível saber se a mulher finge ter um orgasmo durante a relação sexual?”. Resolvi escolher este assunto, porque me surpreendeu a pergunta feita por um jovem de 17 anos, mas como não sei o contexto da pergunta, vou responder de forma genérica.

Em primeiro lugar uma resposta genérica: é possível sim perceber se a mulher finge orgasmo, mas é difícil, pois para ter certeza é preciso conhecer, isto é, ter muita intimidade com esta mulher e conhecê-la.

Refletindo sobre o fato de uma mulher fingir o orgasmo, me ocorrem algumas perguntas que faria se estivesse no setting analítico: O quê significa o orgasmo para aquela pessoa? - O que ela pretende alcançar em fingir orgasmos? – Que sensações têm quando finge o orgasmo? – ente-se bem depois de fazer isto?

Sabe-se que muitas mulheres fingem orgasmos para agradarem seus parceiros, mas a grande questão é ter consciência que o orgasmo é, na grande maioria das vezes, o resultado de maturidade emocional e relacional. Esconder problemas através do fingir, além de não ajudar, pois mascara os problemas, vai provocar mais frustração, tanto no que finge como no outro que é enganado.

A qualidade do relacionamento emocional se reflete na vida sexual do casal, e pode-se dizer que a ‘química’ do relacionamento reflete o momento afetivo que os parceiros vivem. Procurar resolver os problemas emocionais levará a desnecessidade de fingir orgasmo na relação.


Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli