sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A PRÓSTATA E O NOVEMBRO AZUL




Colaboração para o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal O Estado do maranhão edição de 22.11.2013


Neste mês de novembro está se dando ênfase aos cuidados da saúde masculina, através da divulgação do exame da próstata. Deseja-se mostrar a necessidade que todo homem, a partir dos 45 anos, vá ao urologista fazer acompanhamentos anuais sobre a saúde da próstata. Por que abordar este assunto nesta coluna que é destinada aos jovens? Porque muitas vezes o jovem por achar que é assunto de ‘velhos’ não se conscientiza da importância dos cuidados com a saúde masculina.

A próstata é um órgão (glândula) encontrado apenas no homem e está ligada aos processos funcionais da sexualidade masculina principalmente ao sistema reprodutor. Esta glândula (cuja função é secretar substâncias com uma função predeterminada) pesa cerca de 20 gramas no homem adulto. ela ajuda na produção do esperma produzindo um liquido que auxiliará o transporte dos espermatozoides.

Dentro da próstata ocorre a transformação do hormônio testosterona (principal hormônio masculino). A testosterona é responsável por influenciar na energia, desenvolvimento muscular, dar características    masculinas ao homem (barba, timbre de voz, etc.), função imunológica  e a libido. Este hormônio é conhecido dos praticantes de musculação, e tem efeitos colaterais sérios (atrofia dos testículos e masculinização das mulheres) se for utilizado sem a orientação de um endocrinologista. 

Ao conhecer as finalidades e funcionamento da próstata, é possível a conscientização dos jovens da importância dos cuidados da saúde masculina que se faz também com prevenção.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

VIOLÊNCIA E A FALTA DE TOLERÂNCIA NOS DIAS ATUAIS


Os dias atuais são geradores de ansiedade, violência e falta de tolerância. Suas causas múltiplas são analisadas pelo olhar da Psicanálise. Fruto de observações clínicas no dia a dia é possível levantar hipóteses que explicam os elevados níveis de ansiedade que afetam os indivíduos na atualidade. Sem dúvida alguma, o narcisismo exacerbado é uma das causas desta ansiedade. A forma que cada um um trabalha esta sensação se torna uma resposta as demandas emocionais plasmadas muitas vezes em violência e intolerância. Neste vídeo procuramos de forma simplificada, uma panorâmica sobre o assunto.