sexta-feira, 24 de março de 2017

A MENTE HUMANA SUAS HABILIDADES E FUNÇÕES

Durante vários anos trabalhei com treinamentos empresariais e processos educacionais. Das dúvidas mais encontradas eram as diferenças entre o cérebro e a mente, como esta última funcionava e como ela se régia. Minha primeira ocupação sempre era esclarecer estas dúvidas. Recentemente no curso de Especialização em Pedagogia Empresarial, ao ministrar o módulo de "Desenvolvimento Pessoal e Ética Profissional" novamente voltei ao assunto com os participantes. A Fundação Sousândrade elaborou um material  o qual compartilho neste canal.





segunda-feira, 6 de março de 2017

A PSICANÁLISE E A RESILIÊNCIA


Durante os anos que ministrei aulas para os cursos de Administração e Ciências Contábeis sempre era questionado sobre a RESILIÊNCIA. Minhas respostas sempre começavam com a explicação do fato de RESILIÊNCIA ser um termos usado mais recentemente, o conceito de resiliência podia ser identificado desde o início das teorias clássicas da Psicanálise.

RESILIÊNCIA é um conceito hoje presente nos mais diversos campos de estudos e aplicações, tendo origem na física e seu estudo evoluiu, ao longo do tempo, a partir da integração de ideias provenientes dos campos das outras ciências humanas.

 Vários trabalhos de Freud, Melanie Klein, Hanna Segal, Winnicott, Bion e Lacan abordam o assunto, isto é, a capacidade do sujeito de enfrentar as crises e dificuldades do dia a dia.