sábado, 6 de outubro de 2012

DORES DURANTE A RELAÇÃO SEXUAL

Colaboração com o caderno NA MIRA coluna "QUEBRANDO TABU" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 05.10.2012
 
 
Nossa coluna “Quebrando Tabu” tem recebido e-mails com dúvidas enviados por leitores e leitoras. Hoje escolhemos um deles para responder. Continuem enviando suas dúvidas, pois nosso objetivo é ajudar a melhorar a qualidade de vida.
 
“tenho 19 anos e tenho muitas dores durante as relações sexuais com meu namorado, inclusive em muitas vezes impossibilitando o ato. Desejo saber o que fazer, pois tenho medo de perder meu namorado para outras mulheres”.
 
RESPOSTA:
 
Prezada leitora quero agradecer por ter enviado seu e-mail para a coluna “Quebrando Tabu” expondo seu problema, pois através dele outras mulheres que sofrem com situação semelhante poderão ser orientadas para buscar solução para este problema. Você se refere sobre um tipo de disfunção sexual cada vez mais comum entre as mulheres, na realidade são duas situações conhecidas com Dispareunia e Vaginismo.
 
Ambas são consideras como disfunção sexual, pois impedem ou dificultam as relações sexuais. Uma é de origem psicogênica e outra de origem fisiológica. Para saber em qual é a origem das dores é necessário que um(a) médico(a) ginecologista seja consultado(a) para diagnosticar.
 
Vamos primeiro compreender o que é cada uma das classificações. Lembrando que as disfunções sexuais se referem aos estágios da resposta sexual humana que são DESEJO, EXCITAÇÃO e ORGASMO.
 
Vaginismo é a sensação de dor provocada pelo medo da penetração. Ele é uma reposta da musculatura vaginal que dificulta parcial ou totalmente a penetração do pênis na vagina, e muitas vezes do próprio exame ginecológico.
 
Quando ocorre a relação sexual, a mulher excitada relaxa os músculos da região genital para facilitar a penetração e se adaptar a grossura do pênis. Por motivos emocionais, isto é, de traumas psicológicos, o corpo da mulher responde de forma oposta, isto é, contraindo de forma involuntária a musculatura, e com isto dificultando ou mesmo impedindo a penetração. Como informação importante sobre a fase da excitação, deve-se considerar que o homem para ter uma vasocongestão pélvica, isto é, estar pronto para a relação sexual, é necessário de 40 a 60 mililitros de sangue, enquanto na mulher esta quantidade é de 500 a 700 mililitros,
 
O vaginismo não impede a mulher sentir desejo, excitação e orgasmo se não for penetrada. A origem do problema pode estar ligada tanto a um trauma como a educação sexual inadequada dada quando criança e provocada por influências culturais e emocionais dos educadores. Após a consulta médica para diagnóstico é necessário a procura de um(a) psicanalista ou psicólogo(a) especializados na área da sexualidade.
 
Dispareunia é o nome da disfunção sexual que provoca dor durante a relação sexual e que tem origem orgânica, como infecções, ressecamento vaginal provocado pela falta de lubrificação, irritações vaginais ou das vias urinarias.