sexta-feira, 13 de julho de 2012

EREÇÃO

                                               

Colaboração com o caderno NA MIRA coluna "QUEBRANDO TABU" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 13.07.2012



Como nossa coluna “Quebrando Tabu” tem como objetivo maior ajudar seus leitores a tirar dúvidas sobre sexualidade, vamos refletir um pouco sobre o uso do Sildenafil. SILDENAFIL o que é isto?



Estamos falando no principio ativo de medicamentos que causaram uma verdadeira revolução sexual. Remédios para a disfunção erétil masculina e que hoje estão entre os três remédios mais vendidos no mundo. Para entendermos seu funcionamento e consequências é importante lembrar-se do que já falamos neste espaço sobre o ciclo de RESPOSTA SEXUAL, que é composta por três estágios: desejo, excitação e orgasmo.



Estes remédios atuam sobre o estágio da excitação, onde ocorre a preparação fisiológica para o ato sexual. A ereção, que significa a capacidade de manter o pênis ereto a fim de  realizar o ato sexual, ocorre por mecanismos nervosos e vasculares. Muitas pessoas usam a medicação pensando que terão mais desejo sexual. Isto não ocorre de fato, pois desejo e excitação, são momentos diferentes. O que acontece muitas vezes é o efeito placebo, o usuário acredita que funciona e acaba funcionando, muito mais por auto-sugestão do que por efeito da substancia química.



Como funcionam?? Estes remédios agem nos vasos sanguíneos dentro do pênis. Para que ocorra a ereção, estes vasos precisam permitir que o sangue entre dentro deles, isto é, que ocorra uma vasodilatação para que maior quantidade de sangue venha encher os corpos cavernosos, que são como depósitos que ao se encherem de sangue provocam a ereção e ao se esvaziarem o estado de repouso do pênis. Portanto, estes remédios não são de uso feminino.



Ao longo da vida, alguns fatores fisiológicos dificultam a vaso dilatação, e é nestas situações que as substâncias químicas agem, e com isto permitindo (desde que haja desejo) a ereção. Outros fatores fisiológicos como diabetes, arteriosclerose, doenças do fígado, uso crônicos de determinados medicamentos, cardiopatias, alcoolismo, tabagismo, entre outros, podem comprometer definitivamente a capacidade de ereção do pênis.



Fatores não físicos também dificultam a vaso dilatação, tais como o estresse, o medo e a ansiedade. Quanto maior for a idade do homem, maior a probabilidade de acontecerem fatores fisiológicos que dificultam a ereção.



Como o uso das medicações para ajudar a ereção é recente, ainda não é possível conhecer a totalidade dos efeitos colaterais do se uso em longo prazo. Os já conhecidos são rubor facial, dispepsia, congestão nasal, dor de cabeça, etc. Portanto você que é jovem, dificilmente terá indicação médica para o uso destas medicações, e se apresentar problemas com a ereção o melhor é procurar um urologista e constando a inexistência de fatores físicos, procure a ajuda de um psicanalista ou de um psicólogo.



Se depois de ler a coluna “Quebrando Tabu”, as dúvidas sobre o assunto persistiram, ou se aumentaram, escreva-nos que estamos aqui para ajudá-lo. Até o próximo encontro!!