sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O DESEJO SEXUAL NO HOMEM E NA MULHER

Colaboração com o caderno NA MIRA coluna "QUEBRANDO TABU" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 16.11.2012


Através da “Quebrando Tabu” procuro ajudar as pessoas com suas dúvidas sobre a sexualidade. Como eu disse na coluna anterior, seguidamente sou convidado para responder perguntas sobre a vida sexual. Escolhi outra delas para responder.

“Por que o desejo sexual das mulheres é menor do que o dos homens?”

A vida sexual do ser humano está condicionada à chamada Resposta Sexual, e como já abordamos em outras edições, ela se compõe de quatro fases: Desejo: Excitação; Orgasmo e Resolução.

A primeira fase, a do Desejo, é a que dispõe o indivíduo à atividade sexual, e mais que uma condição fisiológica, como do nível de hormônios, ela está condicionada também à cultura (aspectos sociais) e à parte emocional (psicológica).

Os componentes do desejo sexual são:
1.      IMPULSO a parte fisiológica, isto é, a que se experimenta no corpo e que estimula a atividade sexual sendo mais ou menos independente da estimulação externa;
2.      MOTIVAÇÃO é o aspecto afetivo do desejo sexual. Ele é o determinante na assiduidade e constância da atividade sexual. A motivação representa a vontade de comportar-se sexualmente e implica na inciativa, na receptividade ou nas duas coisas. É uma força mais importante do que a do impulso sexual;
3.      ASPIRAÇÃO trata-se da influência das forças culturais sobre a sexualidade. Forças frequentemente mais importantes que os aspectos biológicos ou afetivos. Por exemplo: a mulher não deve ser expansiva e nem tomar iniciativa, devendo manter-se recatada, ou ainda preferir atividades menos eróticas.

Sabendo como se compõe o desejo sexual, torna-se possível responder a dúvida em questão. O desenvolvimento afetivo e cultural da mulher se faz de forma diferente do homem. Na mulher este desenvolvimento, na maioria das vezes, imbrica o sentimento com o desejo sexual, isto é o sentimento pelo outro faz nascer o desejo sexual.  Para a maioria das mulheres é difícil ter atividades sexuais sem sentimentos envolvidos, e se o fizerem, muitas sofrerão de sentimentos de culpa.

Os Homens, também pelos aspectos culturais e afetivos que são diferentes das mulheres, conseguem separar as duas situações. No aspecto cultural, muitas vezes os meninos são estimulados a exercerem sua sexualidade sem muitos bloqueios e de maneira precoce. Na parte emocional, o desenvolvimento masculino leva a possibilidade de separação do desejo sexual e dos sentimentos. Um homem (na sua maioria) pode estar apaixonado e mesmo assim sentir desejo sexual por outras pessoas, e se vier a manter relações sexuais, não será atormentado pelo sentimento de culpa.


Portanto caros leitores, podemos entender que os desejos sexuais femininos não são menores do que os masculinos e sim influenciados de maneiras diferentes pelos aspectos culturais e psicológicos.