domingo, 14 de abril de 2013

A CAMISINHA FEMININA

Colaboração com o caderno Na Mira coluna "QUEBRANDO TABU" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 11.04.2013



Temos recebido alguns e-mails com dúvidas sobre o preservativo feminino também conhecido como a ‘camisinha feminina’.

Ainda pouco conhecida e utilizada o preservativo feminino, segundo especialistas, têm vantagens sobre o preservativo masculino conhecido como “camisinha”, ou ainda a “camisa de Vênus”.  Seu formato é o de uma bolsa com dois anéis nas extremidades, um fechado para impedir o contato do esperma com o corpo da mulher (e também agentes que provocam as DSTs) e outro aberto, para que o pênis possa ser introduzido.

O preservativo feminino é um método contraceptivo de barreira, isto é, impede a chegada dos espermatozoides até o óvulo. É feita de poliuretano que é um material mais resistente, mesmo sendo mais fino que o látex usado na camisinha masculina. Este fator a torna mais resistente com o risco menor de rompimento, e ao mesmo tempo com sensibilidade maior e menos causador de alergias.

A camisinha feminina deve ser colocada algumas horas antes da relação sexual, o que impede que o ‘clima seja quebrado’ durante o ato sexual e que muitas vezes se constitui a principal queixa para o uso do preservativo masculino. Ela pode ser usada também durante o período menstrual.

Para maiores informações as mulheres devem procurar um (a) ginecologista.


Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli