sábado, 3 de agosto de 2013

MASTURBAÇÃO



Colaboração com o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal  O ESTADO DO MARANHÃO no dia 02.08.2013 


Masturbação é um assunto que sempre desperta muita curiosidade nas palestras que ministro para adolescentes, jovens e mesmo entre os adultos. Cercado de polêmicas, mitos e dúvidas o ato da masturbação sempre será objeto de atenção.

Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, em um dos seus escritos mais polêmicos para a época,  ‘Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade’, descreve o autoerotismo infantil. Isto é, que o indivíduo desde sua idade mais tenra sempre procura algum tipo de auto prazer. A descoberta das zonas erógenas também mostrou que a busca do próprio prazer pode ser feita de muitas maneiras e não apenas através da manipulação dos órgãos sexuais.

Pode-se afirmar que a masturbação faz parte da vida de todas as pessoas, seja qual a forma usada. A mais comum é tocar os genitais até provocar um orgasmo. Podem ser usados objetos que ajudem nas fantasias, tais como vibradores, bonecas infláveis e outros. O uso de vibradores pelas mulheres precisa ser motivo de atenção, pois dependendo da constância do seu uso, pode acarretar o comprometimento em algumas mulheres das fases da resposta sexual. Em relação ao uso de objetos pelos homens o cuidado também tem que ser observado, pois o uso inadequado pode causar lesões penianas.

A maior dificuldade em lidar com a masturbação é encontrada junto às mulheres. Mesmo o orgasmo sendo atingido de maneira mais fácil, provoca sensação de culpa e desconforto em muitas mulheres.

Para finalizar nossa colaboração podemos afirmar que a masturbação faz parte do processo de desenvolvimento e descobertas da vida sexual, mas que se torna problema quando interfere no dia a dia, no trabalho, na vida social e nos relacionamentos. Também pode se transformar em ato compulsivo que indicará a necessidade de tratamento para a adicção sexual.




Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli