sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FINGIR ORGASMO


Colaboração com o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal O Estado do Maranhão na edição de 04.10.2013


Nossa reflexão desta edição vem da pergunta feita através de um e-mail enviando por um jovem de 17 anos, que pergunta: “É possível saber se a mulher finge ter um orgasmo durante a relação sexual?”. Resolvi escolher este assunto, porque me surpreendeu a pergunta feita por um jovem de 17 anos, mas como não sei o contexto da pergunta, vou responder de forma genérica.

Em primeiro lugar uma resposta genérica: é possível sim perceber se a mulher finge orgasmo, mas é difícil, pois para ter certeza é preciso conhecer, isto é, ter muita intimidade com esta mulher e conhecê-la.

Refletindo sobre o fato de uma mulher fingir o orgasmo, me ocorrem algumas perguntas que faria se estivesse no setting analítico: O quê significa o orgasmo para aquela pessoa? - O que ela pretende alcançar em fingir orgasmos? – Que sensações têm quando finge o orgasmo? – ente-se bem depois de fazer isto?

Sabe-se que muitas mulheres fingem orgasmos para agradarem seus parceiros, mas a grande questão é ter consciência que o orgasmo é, na grande maioria das vezes, o resultado de maturidade emocional e relacional. Esconder problemas através do fingir, além de não ajudar, pois mascara os problemas, vai provocar mais frustração, tanto no que finge como no outro que é enganado.

A qualidade do relacionamento emocional se reflete na vida sexual do casal, e pode-se dizer que a ‘química’ do relacionamento reflete o momento afetivo que os parceiros vivem. Procurar resolver os problemas emocionais levará a desnecessidade de fingir orgasmo na relação.


Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli