sábado, 23 de março de 2013

DORES NOS TESTÍCULOS


Colaboração com o caderno Na Mira coluna "QUEBRANDO TABU" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 22.03.2013






Nossa colaboração desta edição responde e-mail contendo a seguinte pergunta: “é ‘normal’ sentir dor nos testículos durante a excitação”?


Sempre é preciso lembrar que dor é um sinal de alerta do organismo, e que por este motivo nunca é inteligente desprezar este sinal.

Existem várias causas que podem provocar dores nos testículos, entre elas temos: varicocele que acomete na maioria das vezes jovens entre os 15 e 25 anos; trauma testicular ocasionado por batidas e choques sendo quase sempre uma dor intensa, porém passageira (existem casos que há  rompimento e será necessário uma cirurgia reparadora);  torção testicular que pode ser decorrente de exercícios físicos intensos e traumas; epididimite infecção do epidídimo que recobre os testículos e onde ficam armazenados os espermatozoides, podem ser causada por doenças sexualmente transmissíveis ou por bactéria causadora de infecção urinária; orquite é uma inflamação do testículo ocasionada por doença viral como a caxumba.  Outra doença que causa dor nos testículos é o câncer.

Das causas, a menos problemática é a que ocorre em virtude de forte excitação sexual, muitas vezes decorre quando não há o orgasmo após a excitação e não tem consequências.

Em qualquer situação de  dor nos testículos é fundamental procurar ajuda médica através da consulta de um urologista para descartar doenças sérias cujo um dos sinais é a dor localizada.


Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli