sábado, 15 de junho de 2013

EXCITAÇÃO MASCULINA E A EXCITAÇÃO FEMININA


Colaboração com o caderno Na Mira, coluna "Quebrando Tabu" do jornal O ESTADO DO MARANHÃO no dia 14.06.2013.




Nossa colaboração desta semana responderá mais uma vez perguntas sobre as dificuldades sexuais femininas. Alguns e-mails vêm de homens falando sobre as dificuldades que suas parceiras enfrentam. Por estes motivos vamos abordar novamente as disfunções sexuais.

“Por que minha parceira não consegue lubrificar?”, “é possível a mulher lubrificar demais?”, “sinto dores durante as relações sexuais”. Dúvidas como estas e outras estão na maioria das vezes ligadas a uma disfunção sexual feminina na fase da excitação. Relembrando que a resposta sexual humana é composta de quatro fases: Desejo, excitação,  orgasmo e resolução.

A fase de excitação pode ser afetada por problemas fisiológicos ou emocionais. Uma consulta ao ginecologista é o primeiro passo para determinar a(s) causa(s) do problema. Para entender melhor a excitação sexual, podemos observar que ela funciona de modo diferente para os homens e para as mulheres.

A fonte externa de excitação da maioria dos homens começa pelo estímulo VISUAL, seguido pelo estimulo TATO-OLFATIVO, em terceiro lugar GUSTATIVO-AUDITIVA para finalmente, entrar no jogo a fantasia ERÓTICA-AFETIVA. Como é possível observar o estimulo que vem pelo olhar comanda a fase de excitação masculina.

As mulheres têm estímulos que agem de modo diferente dos homens. O comando da fase de excitação feminina é a fantasia ERÓTICA-AFETIVA, seguida pelos estímulos TATO-OLFATIVA, GUSTATIVO-AUDITIVA e para finalizar, o estímulo VISUAL. Nota-se que o estímulo que inicia a excitação masculina é o último a ocorrer nas mulheres.

Fisiologicamente para um homem estar pronto para a relação sexual, isto é com uma ereção, ele precisa levar até o pênis 70 mililitros de sangue. Já a mulher para estar pronta para a mesma relação sexual, ela precisará de 400 mililitros de sangue irrigando seu órgão genital.

Por estes dois motivos é possível afirmar que os homens que desejam ter relações sexuais satisfatórias com suas parceiras precisam conhecer mais a fisiologia e o funcionamento emocional das mulheres.




Ernesto Friederichs Mandelli, Psicanalista com especializações em Sexualidade e Educação Sexual. E-mail: mandelli@elo.com.br - twitter: http://twitter.com/efmandelli