terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O VÍCIO DE CELULAR E A COMPULSÃO NA PSICANÁLISE


"A compulsão é resultado de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre duas funções opostas, estando o sujeito impossibilitado de escolher. Basicamente, por se tratar de um comportamento compulsivo, os pensamentos ou atos que a pessoa realiza lhe parecem um corpo estranho de uma força incontrolável." www.fasdapsicanalise.com.br


Quando se aborda o termo COMPULSÃO, é comum recorrer-se ao texto de Freud de 1914 denominado "Recordar, Repetir e Elaborar". A partir deste texto, Freud vai desenvolvendo os seus conceitos sobre compulsão à repetição e o termo vai assumindo uma importância clínica muito grande. Transportando esse conceito para a atualidade, pode-se afirmar que o sujeito moderno é um sujeito compulsivo.

A  noção sobre a compulsão, irá assumir um papel fundamental para a Psicanálise a partir de um texto escrito por Freud em 1920 quando publica seu trabalho chamado "Além do Principio do Prazer", onde se estabelece a diferença entre o principio do prazer (Pulsões de Vida) e o processo compulsivo estimulado pelas Pulsões de Morte.

Outro conceito importante para a Psicanálise é a diferenciação de "falta" e de "vazio". Segundo Lacan a falta vai produzir um desejo e o vazio (furo) vai produzir uma busca de uma satisfação através da compulsão.



Todos os mamíferos são dotados de instintos (sobrevivência e perpetuação da espécie) que são uma programação biológica que possui objetos determinados para suas satisfações. O instinto de sobrevivência (sede e fome) só pode ser satisfeito com água e o animal como para "matar" a fome. O instinto sexual só se manifesta no macho quando a fêmea da especie está no cio.  

Nós seres humanos fomos deturpados pela capacidade de falar e os nossos instintos se transformaram em pulsões. Freud (1916) define pulsão como um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo.Essas pulsões tem origem nas zonas erógenas do corpo(olhar, anal, oral e voz)  buscam a satisfação e essa satisfação é que origina as compulsões.

Existem várias compulsões, todas ligadas à sensação de vazio e às zonas erógenas. Os alimentos, drogas ilícitas, drogas licitas, pornografia, aparelhos celulares, compras, televisão, etc..

A Psicanálise irá atuar no tratamento das compulsões basicamente de duas maneiras. A primeira é na investigação das causas que conduziram à satisfação, de modo a compreender o que está por trás das práticas adotadas pelo indivíduo e a segunda, através de resignificação desta satisfação obtida pela pulsão.