terça-feira, 14 de junho de 2011

A PSICANÁLISE E A MOTIVAÇÃO HUMANA - PARTE I

Durante muitos anos e várias aulas e palestras, tenho feito um paralelo entre as teorias psicológicas mais conhecidas sobre motivação humana e a psicanálise. Como Administrador de formação acadêmica e Psicanalista por paixão sempre busquei fazer a contextualização das duas ciências.

O Administrador estuda a motivação humana usando como fundamento as teorias de Maslow (as cinco necessidades), McGregor (teoria X e teoria Y), Frederick Herzberg (fatores motivacionais e fatores higiênicos) e Skinner com seu comportamento operante.
                 
O Psicanalista estuda os dois princípios do acontecer psíquico: o princípio do prazer-desprazer e o princípio da realidade que servem como um dos fundamentos da metapsicologia criada por Sigmund Freud.

Antes de continuar com a linha de raciocínio, uma pergunta se faz esclarecedora: Qual a diferença entre Psicanálise e Psicologia?

Usando definições clássicas temos: PSICOLOGIA é a ciência que se ocupa das atividades mentais da contuda objetiva, ou, como preferem muitos tratadistas, a ciência do comportamento humano e animal. A psicologia se ocupa do comportamento humano em seus aspectos objetivos, observáveis, que possam ser medidos, descritos, compreendidos, controlados, testados e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o Psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se da aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade. A PSICANÁLISE ocupa-se dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente. Seu propósito maior é descobrir, no inconsciente do ser humano suas necessidades, complexos, traumas e tudo que perturbe seu equilíbrio emocional. A análise consiste, essencialmente, na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações e das produções imaginárias (sonhos, fantasias, etc.) de um indivíduo.

Como é possível perceber através das definições que a aplicação da Psicanálise se faz de uma forma mais profunda, o que abre portas para análise do indivíduo e não dos grupos. Nas organizações atuais se busca a vantagem competitiva, aquela que faz a diferença dentro de um mercado muito semelhante, uma vez que a produção geralmente é feita com as mesmas máquinas, os mesmos insumos e os mesmos métodos. A diferença encontra-se nos indivíduos, na realidade encontra-se NO INDIVÍDUO. Exatamente neste ponto que a Psicanálise torna-se uma ferramenta essencial, pois ela busca a análise da singularidade do sujeito e não sua universalidade.

Estas ideias fazem parte do livro “A Visão Psicanalítica das Organizações” que está sendo escrito em parceria com o Psicanalista, Mestre em Psicologia Organizacional Moacir Coldebella. Convido você para fazer uma viagem por estas reflexões através deste canal.

Volto em breve para continuar discorrendo sobre A Psicanálise e a Motivação Humana.